11.19.2002

Esse Blog

Ainda não sei bem porque criei esse blog. Acho que foi pra mim mesmo, como um caderno onde colo recortes de coisas que li ou ouvi. Essas coisas eu gostaria de tornar parte de mim, de cristalizá-las no meu ser. Budô pra mim, desde o começo (meados de outubro de 1999, quando comecei a treinar aikido), tem sido um processo doloroso, não só fisicamente falando, é claro. Um processo onde poder é o que eu menos almejo, e que me satisfaz quando consigo mudar minha postura na vida através dele, por mais insignificante que seja a mudança.

"Pouco importa que os passos pareçam pequenos. Aquilo que se faz bem feito se faz para sempre."(Henry Thoreau)

O único dos três tesouros (espada-espelho-joia) que eu comecei a entender foi o espelho. O Budo fez (e faz) eu olhar para dentro e descobrir cada vez mais a pessoa ruim que eu sou. Egoísmo, prepotência, orgulho, inseguranças, ira, falta de controle sobre as próprias atitudes são apenas um pouco do "lado negro da lua" que descubro um pouco mais a cada dia dentro de mim. No entanto fico feliz por descobrir essas coisas porque sei que é o primeiro passo para mudar.
Tenho que tomar cuidado para não me achar melhor do que os outros por isso.

No entanto para se caminhar é necessário um guia, alguém com um pouco de luz para que possamos caminhar sem cair no buraco. As vezes até isso nos é negado. A dor maior do caminho do Budo é a solidão. Pelo menos até agora. Desapegar-me. Não esquecer...

Samurai, vem do verbo samuru, servir. Espero que tudo que eu escreva aqui ajude outras pessoas. Quer pelo exemplo do que ser, ou do exemplo do que não ser.
Quem fala pode ser tolo, se quem ouve for sábio.