2.11.2006

Ir além e reflexões sobre o fim da vida.

Quem treina kendô tem que sempre ir além. Após 500 suburis, quando os braços parecem não responder mais, quando o fôlego já não aguenta, quando o suor atrapalha os olhos, não devemos parar.
Fazemos mais 10 e então paramos.
Quando depois de muito tempo sentados em seiza e os joelhos, pernas e tendões doem, antes de desistirmos e mudarmos de posição, conta-se até 10 e então mudamos.

Esse treino não é um treino de orgulho, de querer ser mais do que os OUTROS. Nesse treino antes de mais nada o kendoka exercita a sua VONTADE. O lema é "mais um". Antes de desfalecer de exaustão, "mais um" suburi. Antes de morrer no meio do campo de batalha, "mais um" inimigo. Antes de desistir, tentar "mais uma" vez. Auto-superação.

Com isso o guerreiro se torna responsável por ser sempre mais do que ele mesmo. Superar-se sempre, vencer os seus próprios obstáculos. Lembro me que no filme "O último samurai" o ocidental nota que os samurais são "pessoas que se dedicam ao auto-aperfeiçoamento desde o raiar do sol até o fim do dia, em cada atitude, como se cada segundo de vida fosse um milagre".

Aplicando isso na vida, depois de praticar um pouco de kendo, o guerreiro impõe sua vontade a tudo em sua vida indo um pouco além.
Com o tempo a vontade se torna forte o suficiente para que os obstáculos sejam vencidos sempre. "Vencer [a si mesmo, eu acrescentaria, talvez ingenuamente], ou morrer tentando".

O samurai abdicava da própria vida na batalha para poder honrar ao seu clã e ao seu senhor. Certamente esse é um dos maiores exemplos de exercício da vontade.

No entanto entendo que é necessário mais força de vontade para viver corretamente do que para abdicar da vida.
["Algumas pessoas não abdicam do erro porque devem a ele sua existência". Goethe]

Certa vez ouvi de um mestre que ser samurai era:
"Fazer a coisa certa, na hora certa."

Quem pode saber quando é certo encerrar a vida? Eu arriscaria dizer que somento o criador.
No entanto em uma batalha, mais do que por honra, justiça ou lealdade, luta-se para preservar a própria vida, presente mais sagrado nos concedido pela divindade.

(Um minuto de silêncio pela alma de todos que tiveram de escolher. A própria vida ou a dos outros).

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bom!!! Uma das melhores reflexões que já vi sobre a conduta samuraica.

25/2/06 14:27  

Postar um comentário

<< Home