8.27.2006

Katatetori

Após a meditação (mokuso), as reverências iniciais (Rei - o "r" pronuncia-se como em arara) e o aquecimento, meu Senpai (instrutor sênior) começava a aula sempre com a mesma técnica. Técnica essa que consistia em, ao ser segurado em um dos braços, girar o corpo de forma a se colocar ao lado do oponente. Controlando o Uke através da própria força dele.
A despeito de quão forte o oponente seja, ele não consegue evitar que o Nague se movimente de forma livre. Ao contrário, quanto mais força ele faça para segurar e impedir o Nague de se movimentar, mais o Uke fica preso e sujeito a vontade do Nague.

Geralmente o Senpai escolhia o aluno mais forte presente como Uke para demonstrar. Antes mesmo de iniciar a técnica, após o Uke segurar o seu braço ele perguntava (dirigindo-se aos alunos mais novos):

- Quem está preso?

A resposta era sempre:

- Você, ué.

Ele sorria e executava a técnica o mais lenta e suavemente possível. Do outro lado, o Uke se esforçava visivelmente para tentar impedi-lo. Suava, bufava, ficava roxo (algumas vezes, a mão do senpai também ficava roxa de tanto que o Uke apertava seu braço). Não importando quanta força ele usasse, era inútil. Ao final da técnica, a cena era quase cômica. De um lado o instrutor sorrindo, em pé, completamente relaxado. Do outro, o Uke, com os músculos completamente tensionados, quase ajoelhado e totalmente a mercê do Nague.

O Senpai perguntava novamente:

- Quem está preso?

E os novatos respondiam em uníssono:

- Ele.

Quantas vezes sofremos simplesmente por estarmos presos? Apegados a pessoas, lugares, sentimentos, acreditamos estar prendendo, quando na verdade somos nós os prisioneiros. Quanto mais tentamos controlar, mais somos controlados. Quanto mais força opomos, menos autonomia temos.

No filme "Clube da Luta" Tyler Durden constata: Quando possuimos muitas coisas, essas coisas acabam nos possuindo. Quantas pessoas são escravas de "ter o poder"?

Lembro-me de um dia em que Senpai mostrou o seguinte.

Colocando-se na posição de Uke, segurou meu braço. Quando comecei a executar a técnica, ele simplesmente soltou o meu braço e sorriu. Eu não poderia controlá-lo se ele não me segurasse. A lição ficou clara.

Libertar às vezes é a melhor forma de tornar-se livre.

Domoarigato Senpai.

Esse post é para um amigo de Santos e uma amiga de São Paulo que trilham caminhos muito semelhantes ao meu. É uma honra poder compartilhar essa trilha com vocês. Arigato.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pela primeira vez estou postando no blog do meu grande amigo, recado recebido. Lição assimilada =))


Agora entendo sua frase: em busca da liberdade. Liberdade do espírito, libertar-se das correntes q por vezes insistimos em carregar. Libertar-se dos sentimentos.

Sds de vc, te espero pra respirarmos o ar da praia. Beijão Mô.

27/8/06 18:00  
Anonymous Anônimo said...

Lido logo depois de um treino, estas palavras tornam-se ainda mais especiais.

Domo arigato.

28/8/06 22:37  
Blogger alvestoteles said...

Genial.
Gostaria de poder conviver com você para tratarmos mais de Budô - da aplicação deste na luta da vida diária. Você é dos espíritos guerreiros que mais admiro. Continue nos brindando (a nós leitores) com os resultados de seu aprendizado.
Grande abraço.

9/9/06 04:14  
Blogger Wilson de Arruda said...

Olá.
Encontrei este blog por acaso.
Gostei muito. O espírito guerreiro é um espírito com o qual me identifico.

Arigato gosaimasu.

Agradeço pelas ótimas reflexões proporcionadas por esta iniciativa.
Saudações!

Wilson de Arruda

19/9/06 23:16  
Anonymous Anônimo said...

Que falta faz o treino, a interação com os amigos, o caminho...
Grande Abraço

22/9/06 12:14  
Anonymous Anônimo said...

este ensinamento lembra muito um conto que vc mesmo me disse, aqui resumido

"um grande mestre budista colocou uma relíquia enfrente aos seus alunos, e disse-- neste vazo a um grande enigma, caso não resolvam uma guerra entre duas famílias irá ocorrer, morrerá muita gente.
Houve um momento de muita meditação; e outro de muita discussão de como resolver. Então um Samurai levantou e quebrou o vazo. e disse--Acabou o pretexto da guerra"

vejo que agora entende profundamente o ensinamento!!!!!

17/2/07 18:23  

Postar um comentário

<< Home